Quer entender mais sobre fusível veicular? Então acompanhe este artigo até o final e aprenda a identificar se o seu carro tem o fusível queimado e o mais importante, saiba o que deve fazer.
O Que São os Fusíveis?
Os fusíveis são dispositivos de segurança que servem para proteger os circuitos elétricos do automóvel contra a sobrecarga. Quando há um fusível queimado, você pode ter uma pane elétrica, pois quando há um fusível queimado, pode fazer um fio sobrecarregar, derreter e pegar fogo.
Para você ter uma ideia, o fusível é tão importante que cada circuito do automóvel tem o seu próprio.
Passos Para Fazer o Teste do Fusível Com Multímetro:
Os dois lados devem indicar 12 volts. Caso um lado mostre 12 volts, branco, e o outro não mostra tensão é sinal de que você encontrou um fusível queimado.
O Que Causa a Queima de um Fusível?
Algumas situações podem ser a causa de um fusível queimado:
Cuidado Com Acidentes:
Um fusível queimado pode provocar uma pane elétrica que pode levar o carro a pegar fogo, por isso não tente testar ou consertar o fusível por conta própria, quando você não possui o conhecimento específico para isso, leve o carro para um profissional especializado e evite acidentes.
Dica Para Evitar o Fusível Queimado:
Para evitar situações desagradáveis o ideal é fazer revisão do casso para a manutenção preventiva.
Cuidado Com a Sobrecarga de Componentes Como a Bateria:
Se vários fusíveis queimarem ao mesmo tempo, você poderá ter uma sobrecarga nos componentes do automóvel, inclusive na bateria. Nessa situação, o melhor que você tem a fazer é levar o carro a uma oficina mecânica ou auto center para verificar o fusível.