Carro Elétrico: Principais Vantagens e Desvantagens

Carro Elétrico: Principais Vantagens e Desvantagens

Por Baterias em Salvador

Especialista em Baterias Moura

Publicado em 29 de Novembro de 2019 ás 19:24

A ideia de carros elétricos está cada vez mais em alta, nos comentários discutidos na Web, mas como ainda se trata de uma novidade no mercado, há muitas dúvidas sobre como funciona e as diferenças dos carros tradicionais.

Este artigo tem como objetivo apresentar as principais diferenças, vantagens e desvantagens.

Principais Vantagens De Um Carro Elétrico

Sem barulho e fumaça: Está é uma vantagem incontestável, muitos estudos comprovam que o carro elétrico tem capacidade para reduzir a poluição tanto do meio ambiente, quanto sonoro, visto que o motor é mais silencioso.

Desempenho Superior: Basta uma volta para notar a diferença no desempenho entre um carro elétrico para os carros tradicionais. Ao pisar no acelerador, a energia é entregue diretamente para as rodas, sem desperdício.

Menor Custo Por KM Rodado: Em comparação com o combustível, a eletricidade é muito mais em conta nas grandes cidades e como a eficiência do carro elétrico é maior, é estimado que para alimentar um carro elétrico é um terço do que se gasta com um carro movido a gasolina.

Baterias Cada Vez Menores: Cada vez menores e mais eficientes, elas caminham para deixar de ser uma dor de cabeça em termos de praticidade e autonomia.

Solução de Carregamento: Existe uma grande facilidade de abastecimento do carro elétrico tanto em casa, quanto em outros locais, ainda são poucos os lugares que disponibilizam local para carregar o carro, mas está situação pode ser resolvida com o aumento de demanda.

Principais Desvantagens De Um Carro Elétrico

Preços Altos: O valor do carro elétrico é muito alto e isso faz com que o governo precise agir com bônus e isenções.

Poluição Limpa: A questão da energia limpa ainda é controversa,

Se a comparação for meramente pelo que sai do escapamento, realmente os elétricos levam grande vantagem, ou mesmo os híbridos, que só usam ocasionalmente o propulsor a gasolina.

Lítio: Usado para a produção do carro elétrico, assim como o petróleo, o lítio é um recurso finito, e está se tornando mais caro devido ao crescimento vertiginoso da demanda e isso não ajuda para deixar o carro mais barato.

Desafios Logistico: A maioria dos carros convencionais usa peças feitas na própria fábrica, ou por fornecedores instalados nas proximidades. Para híbridos e elétricos, ainda não há uma cadeia logística eficiente para obtenção do lítio e dos metais raros, ou para a produção de baterias nas proximidades de cada fábrica. Isso encarece e complica o processo produtivo.

Reciclagem: Não há um mercado muito promissor para as poucas empresas que reciclam baterias de lítio. Só um terço do valor da bateria pode ser recuperado.

Como estamos falando de um produto novo no mercado tanto os pontos negativos quanto positivos podem mudar com o tempo, devido ao aumento da demanda.

Vai viajar? Atenção ao CheckList para manutenção do seu carro.

Aprenda a economizar a bateria do seu carro.

Consuma Mais Conteúdo de Automóvel


Checklist antes de qualquer viagem

O Teste Que Vai Mostrar Se Sua Bateria Está Em Bom Estado.

O Que é Uma Bateria Selada e Sua Diferença das Demais?

Quer conhecer os melhores produtos para o seu automóvel?
Entre no site e descubra agora mesmo!

Quero conhecer!