Feriado prolongado ou férias escolares? Todos concordamos que é um ótimo momento para aproveitar o descanso com a família em algum lugar diferente, mas antes de colocar o pé na estrada é preciso lembrar que o carro deve estar em ordem, para evitar qualquer imprevisto ou até mesmo acidente.
Por que é importante fazer a revisão no carro antes de qualquer viagem?
Para garantir o bom funcionamento de todo o sistema do carro, é importante que faça revisões frequentes para assim identificar problemas antes que lhe pegue desprevenido.
Porém, mesmo com as revisões frequentes, é indispensável que o carro passe por revisão antes de pegar estrada, pois além de ser mais difícil encontrar oficinas na estrada, tudo é muito mais caro do que na cidade, sem contar que estes cuidados podem ajudar a prevenir acidentes.
Então, para não deixar nada passar, muita atenção para o Checklist preparado, com todos os itens que devem ser revisados.
O pneu é responsável pela aderência do carro ao chão e assim dar estabilidade a direção, então, considerando a velocidade do carro e as condições do asfalto, é ele a peça chave para a segurança da sua família
Não se deve nunca fazer uma viagem com os pneus carecas, pois isso diminui a aderência entre ele e o chão, o que em alta velocidade, pode resultar em um grave acidente, principalmente em dias de chuvas, pois com a pista molhada aumenta o risco de aquaplanagem.
Outro ponto a ser verificado no pneu é a calibragem, inclusive do estepe. Normalmente há uma diferença na calibragem necessária para rodar na cidade e na estrada, por isso verifique o manual do proprietário do veículo.
Ter um problema nos freios na cidade já é extremamente perigoso, imagina com a velocidade das estradas, então este é um ponto que não deve deixar de verificar antes da viagem. Atenção a vazamentos, barulhos ou a perda da eficiência ao frear.
É importante verificar também a eficiência do freio de mão.
O fluido do motor ajuda a esfriar o sistema, além de ser o principal responsável por lubrificar as peças e evitar o atrito excessivo entre elas. Por isso, esse óleo deve estar sempre em nível adequado e precisa ser substituído frequentemente, pois perde suas propriedades com o tempo.
Para verificar o nível do óleo puxe a vareta do compartimento no motor, caso ele esteja muito abaixo do indicativo máximo, é preciso completar. Fique atento: há um tipo de óleo específico para cada motor. Essa informação deve ser checada no manual.
Se você já virou a chave do seu carro e não viu nada acontecer, saberá a importância da bateria completamente carregada. Uma maneira fácil de verificar a carga da bateria é utilizar um voltímetro através dos polos. Você também pode verificar se os terminais da bateria estão limpos e sem corrosão.
Caso exista corrosão, uma maneira simples de limpá-los é usar uma escova de aço e uma lata de refrigerante cola. Tudo isso com o carro desligado e com a bateria desconectada. Após esse processo, as baterias ficarão mais limpas, o que aumentará o fluxo de eletricidade.
Quer saber as diferenças entre a bateria Moura e Heliar?
Esta é uma tarefa simples, mas útil, especialmente se você estiver viajando à noite. É importante verificar todas as funções de iluminação como faróis, lanternas, luzes de freio, luz de ré e setas.
Dica: Se você não tem alguém para ajudá-lo com os freios, coloque um tijolo ou outro objeto pesado no pedal do freio enquanto você caminha para a traseira do carro. Se você ver que uma luz está queimada, corra para uma loja de peças e providencie uma nova.
O radiador mantém o motor frio, por isso é importante garantir que ele tenha água. Antes de verificar o nível da água do radiador, tenha certeza de que o carro não foi desligado recentemente, pois neste caso a tampa do reservatório estará quente. Depois, abra a tampa e verifique se tem água no reservatório, caso não tiver o suficiente, adicione. Se você estiver em um local que a temperatura é muito baixa, talvez seja necessária a adição de anticongelante.
Verificou todos os itens da lista? Perfeito, você está quase pronto para viajar, antes disso só garanta que sua caixa de ferramentas está completa e com seu lugar reservado no porta malas, pois ela pode ajudar muito caso ainda assim apareça algum imprevisto.
Agora sim, é só arrumar as malas e boa viagem!
Aprenda também 5 dicas rápidas para economizar a bateria do seu carro.