O Funcionamento De Um Carro Parece Muito Simples, Não É?
O combustÃvel queima e gera energia, que passa pelo motor e é transformada em movimento, fazendo o carro andar.
Mas, para esse processo funcionar, são necessários vários componentes e um dos principais é o sistema de ignição, que nada mais é do que fazer fogo por meio de uma faÃsca.
O sistema de ignição é o responsável por criar a faÃsca que inicia a queima de combustÃvel para o motor e sua importância é tão grande que, sem ele, o carro não dá partida!
Como Funciona O Sistema De Ignição De Um Carro?
A função mais básica de um sistema de ignição de carro é gerar fogo em formato de faÃsca, o qual queimará a mistura de ar e combustÃvel e, consequentemente, irá gerar o calor que movimenta os pistões.
Você Sabe Como É Criada Está FaÃsca?
É importante lembrar que a faÃsca é uma descarga elétrica que produz calor e luz e ocorre quando há uma transferência de carga elétrica entre um objeto e outro.
No sistema de ignição, a faÃsca acontece nas velas, que estão colocadas para queimar o combustÃvel do motor de combustão.
Antes da faÃsca ser criada é preciso gerar descarga elétrica até as velas e aà entram as Baterias, que são as responsáveis por dar uma pequena descarga até a bobina de ignição.
A faÃsca que queima o combustÃvel só é gerada a partir de uma descarga elétrica muito grande, são necessários cerca de 5.000 volts. Mas, como gerar essa tensão, sendo que mesmo as melhores baterias automotivas geram até 12 volts? É simples, a bobina de ignição, com fios de cobre, transforma a tensão vinda da bateria em alta tensão.
Composição De Uma Bobina De Ignição:
Quando a tensão passa pelo fio mais fino, ela fica maior e gera até 20.000 volts de potência.
Ignição X Velocidade E Potência Do Carro:
A ignição de carro está diretamente ligada à velocidade e potência, visto que maior velocidade depende da queima de mais combustÃvel.
A Ignição Eletrônica:
No Brasil, os primeiros carros saÃram com injeção eletrônica em 1970, antes deste perÃodo era necessário que o carro apresentasse uma peça extra chamada “condensador de platinado”, que tinha como missão interromper e regular a corrente que vinha da bobina.
Esta peça tinha muito desgaste e normalmente precisavam de reparos constantes. Além disso, quando mal reguladas, causavam os famosos “engasgos” de carros.
Com o sistema de ignição eletrônico o carro dispensa essa peça e faz com que a regulagem da faÃsca ocorra de forma automática e pré-definida num mapeamento, gerando um motor mais limpo e eficaz.
O funcionamento da ignição do seu carros está diretamente ligada ao uso de uma bateria de boa qualidade, capaz de fornecer a tensão necessária e durabilidade. Por isso, sempre faça a manutenção do seu motor e escolha marcas de confiança, garanta sua bateria Moura.