Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre a Bateria do Seu Carro

Tudo o Que Você Precisa Saber Sobre a Bateria do Seu Carro

Por Baterias em Salvador

Especialista em Baterias Moura

Publicado em 22 de Novembro de 2019 ás 12:59

A bateria é uma peça fundamental para o funcionamento do carro, mesmo assim ainda é comum ter dúvidas sobre ela e muitas vezes esta falta de conhecimento causa hábitos que comprometem a qualidade e vida útil desta peça.

Então para entender e cuidar melhor da bateria do seu carro, preste atenção e leia este artigo até final.

Para Que Serve A Bateria Automotiva?

A bateria do seu carro, nada mais é do que uma peça capaz de armazenar energia e fornecê-la quando o carro precisa. Por exemplo, na hora de acionar o motor de partida, ou para ligar qualquer item eletrônico (som, luzes internas, faróis).

Mas, agora, você deve estar se perguntando: Como que essa energia não acaba? Muito simples! O sistema elétrico do carro possui um alternador que recarrega a bateria quando o motor está ligado, dessa forma aquela energia sempre estará disponível, desde que você saiba como usá-la de modo correto. E é isso que você vai aprender com este texto, então vamos seguir!

Como Funciona A Bateria?

A bateria automotiva é composta por várias placas de chumbo abastecidas por uma solução eletrolítica, composta por ácido sulfúrico. Quando é dada a partida no automóvel, ocorre uma reação entre essa solução, o óxido de chumbo e o chumbo esponjoso. Desta reação, surge a corrente elétrica, que é levada para o alternador, que tem a função de transforma a energia mecânica em elétrica, fazendo funcionar o motor do seu carro.

Quais São os Componentes da Bateria Automotiva?

  • Caixa: carcaça que envolve todos os outros componentes da bateria. Resistente a vazamentos, mantendo bem isolada a estrutura responsável por acumular a energia.
  • Polos: terminações que ligam a bateria ao sistema elétrico do carro. São normalmente protegidas por tampas, pois é por elas que passa a energia que vai para o carro quando a bateria é acionada. Toda bateria tem um polo positivo, que leva o símbolo (+) e outro negativo, que leva o símbolo (-). Ambos devem ser ligados corretamente para que a bateria funcione.
  • Elemento acumulador: São placas de chumbo dispostas de forma alternada entre positivas e negativas, mergulhadas em uma solução eletrolítica que reage com as placas, gerando corrente elétrica.

Cuidados Essenciais Com o Uso da Bateria do Seu Carro?

Você já esqueceu o farol do carro ligado quando saiu? Ou usou o Rádio enquanto ele estava desligado? Estes comportamentos são comuns no dia a dia, mas acredite ou não, pode comprometer muito a qualidade e vida útil da bateria.

Saiba os hábitos que podem comprometer a qualidade da sua bateria e aumente a vida útil desta peça.

O Que Fazer se a Bateria do Meu Carro Descarregar?

Alguns fatores podem levar a uma bateria descarregada, como o uso das ferramentas como o rádio ou farol, com o carro desligado, pois a bateria é consumida e não é recarregada. Ou pode indicar o final da sua vida útil.

O mais indicado a se fazer é uma ligação direta entre duas baterias e ir levar imediatamente até um especialista, para identificar a causa.

O Que Vale Mais a Pena Recuperar a Bateria ou Comprar Uma Nova?

Qual é o Tempo da Vida útil de Uma Bateria Automotiva?

Mesmo se for 100% carregada em uma oficina, a bateria do carro não vai durar para sempre. No Entanto, a resposta de quanto tempo ela vai durar é muito relativa, depende da qualidade da bateria e do modo de uso.

Quanto tempo Uma Bateria Automotiva Deve Durar?

Como Fazer a Manutenção da Sua Bateria?

Mesmo as baterias mais modernas, dependendo das condições de uso que são expostas, podem apresentar oxidações devido à presença de cobre ou latão em sua composição. Esse tipo de reação é comum, mas, em alguns casos, essa oxidação pode se agravar e gerar um resíduo esverdeado chamado zinabre, que se acumula nos terminais da bateria, prejudicando o funcionamento, por isso é importante realizar a revisão do veículo, caso encontre vestígios desta oxidação, leve seu carro a um especialista.

Como Escolher a Bateria Certa Para o Seu Carro?

Mesmo tomando todos os cuidados necessários com a bateria do seu carro, é certo que um dia a vida útil dela irá acabar e você terá que trocá-la. Nessa hora, é importante saber como escolher para não acabar comprando uma bateria incompatível com o seu carro. Por isso, atenção com os seguintes pontos:

  • Amperagem que seu carro exige: cada bateria possui determinada amperagem, isto é, capacidade de armazenamento medida por amperes/hora. Carros diferentes exigem quantidade diferente de energia, por isso, o primeiro passo na hora de comprar uma bateria automotiva é saber se ela tem a quantidade de energia que o seu carro vai pedir, caso contrário você poderá ficar na mão. Onde encontrar essa informação? No manual do veículo.
  • Escolha marcas confiáveis: existem dezenas de marcas de bateria automotiva disponíveis no mercado. Escolher as mais tradicionais pode ser a opção mais cara, mas também a mais segura.

Saiba a diferença entre a bateria Moura e Heliar.

O Descarte Correto da Bateria Automotiva.

Por se tratar de lixo químico, tenha certeza de que sua bateria antiga será descartada corretamente, pois podem ser extremamente prejudiciais ao meio ambiente.

Hoje esse processo não é mais obrigação do consumidor, pois existe uma lei que responsabiliza o comerciante pelo descarte. Mas, ainda assim, existem estabelecimentos que não cumprem esse papel corretamente.

Na dúvida, priorize sempre lojas confiáveis. Existem serviços hoje que incluem transporte, instalação e descarte da sua bateria sem nenhum custo adicional. Por mais que agora você saiba tudo de bateria, nunca é demais a ajuda de um especialista.

Vai Viajar? Atenção Para O CheckList Essencial Que Deve Seguir Com Seu Carro

Consuma Mais Conteúdo de Automóvel


Recuperar a Bateria ou Comprar Uma Nova?

Quanto Tempo Uma Bateria Automotiva Deve Durar?

Qual Bateria Automotiva do Mercado Tem Maior Durabilidade?

Quer conhecer os melhores produtos para o seu automóvel?
Entre no site e descubra agora mesmo!

Quero conhecer!