Você Sabe A Importância Do Filtro De Combustível?

Você Sabe A Importância Do Filtro De Combustível?

Por Baterias em Salvador

Especialista em Baterias Moura

Publicado em 02 de Abril de 2020 ás 15:34

O carro anda por meio de um processo químico que acontece muitas vezes dentro do motor: a queima de combustível. Quando o líquido puro se mistura com o ar e é acionado por uma faísca, ele se transforma em fogo que, por sua vez, gera a energia que empurra o pistão e movimenta as rodas.

Para que esse processo ocorra o mais rápido possível e com a máxima eficiência do combustível, o líquido precisa estar limpo. Partículas estranhas não geram calor o suficiente para empurrar os pistões e o carro fica sem potência e com problemas em alta velocidade.

Você sabia que quanto mais puro o combustível, mais fácil será a combustão que move o carro? Isso mesmo e o processo de produção dos combustíveis leva muitos aditivos e componentes, que pode poluir líquido e para garantir o funcionamento correto do motor e filtrar a sujeira, os carros contam com o filtro de combustível,

As principais sujeiras encontradas são: Poeira, ferrugem, água e componentes orgânicos e muitas vezes são invisíveis a olho nu.

Afinal, o Que é o Filtro de Combustível?

O filtro de combustível é uma peça em formato de cilindro que fica entre o tanque e o motor.

Seu principal papel é filtrar o líquido dentro do tanque e eliminar impurezas no combustível para que ele chegue ao cilindro de combustão o mais puro possível.

Como saber a hora de trocar o filtro de combustível?

A recomendação para trocar o filtro de combustível é seguir as instruções do fabricante e isso geralmente ocorre ao perceber falta de potência, dificuldade em altas velocidades ou uma partida mais lenta e marcha lenta mais irregular são sinais que é preciso trocar filtro de combustível o mais rápido possível.

Se o filtro estiver usado ou com muita impureza, o carro não conseguirá produzir essa potência na força certa para o carro andar.

A recomendação dos fabricantes é que a troca seja realizada a cada 10.000 km rodados, quando o filtro de combustível sujo começa a realmente prejudicar o carro. Mas, quando trocar o filtro de combustível depende muito do uso do seu carro e de onde você o deixa quando não está usando.

Para carros que rodam muito em cidades, é recomendado trocar o filtro com periodicidade definida e nunca falhar neste processo. Isso ajuda o motor a se manter regulado, equilibrando também os componentes elétricos como as baterias, que ajudam o carro a acionar o sistema de ignição para dar partida no carro.

Saiba o Que Fazer Para Economizar a Bateria do Seu Carro.

Você Sabe a Amperagem Certa do Seu Carro?

Consuma Mais Conteúdo de Automóvel


Checklist antes de qualquer viagem

Carro Elétrico: Principais Vantagens e Desvantagens

O Teste Que Vai Mostrar Se Sua Bateria Está Em Bom Estado.

Quer conhecer os melhores produtos para o seu automóvel?
Entre no site e descubra agora mesmo!

Quero conhecer!