Você Sabe Qual é a Amperagem Certa Para o Seu Carro?

Você Sabe Qual é a Amperagem Certa Para o Seu Carro?

Por Baterias em Salvador

Especialista em Baterias Moura

Publicado em 16 de Dezembro de 2019 ás 18:28 | Atualizado em 16 de Dezembro de 2019 ás 18:47

Você sabe qual é a amperagem correta da bateria do seu carro? Para muitos motoristas esse assunto ainda gera muitas dúvidas, mas essa informação é de extrema importância para a qualidade da bateria e do carro.

O que é a amperagem da bateria?

O termo ‘amperagem’ refere-se a quantidade de energia elétrica que a bateria pode fornecer à 25°C em 20 horas até que a tensão nos seus terminais atinja 10,5V. Então, quanto maior for o ampere, maior a capacidade que a peça tem de atender a demanda de energia dos dispositivos do automóvel.

Quanto mais equipamentos e sistemas eletrônicos o automóvel possui, maior será a amperagem de bateria, sendo necessário que haja distribuição de energia suficiente para que nenhum dos componentes sejam afetados quando todo o conjunto elétrico estiver em pleno funcionamento.

Como saber a amperagem da sua bateria?

Lembrando que a amperagem é a força que a bateria tem que fazer para distribuir eletricidade para vários componentes do automóvel, é possível concluir que quanto mais completo for o seu carro, mais alta será a amperagem de bateria.

É importante checar a amperagem do carro sempre que houver uma mudança. A instalação dos componentes que não são originais pode consumir mais energia. A bateria com a carga fraca ainda pode gerar falhas, tanto no sistema elétrico, quanto eletrônico, do seu carro.

Quer saber como fazer o teste para saber se sua bateria está fraca?

Outro alerta, é que enquanto a voltagem se refere à tensão (potencial elétrico entre dois pontos), a amperagem de bateria se refere à corrente, ou seja, ao fluxo ordenado de partículas portadoras de cargas elétricas. Portanto, quanto maior for a voltagem, mais energia poderá fluir, mesmo que a amperagem da bateria for a mesma.

Por que a amperagem é importante?

A escolha incorreta da amperagem da sua bateria, pode levar a falhas que a médio prazo podem se tornar uma grande dor de cabeça, por exemplo, se a bateria tem a amperagem menor que a original, ou seja, a indicada no manual de proprietário do automóvel, você poderá ter dificuldades na hora de dar a partida do veículo.

Caso a amperagem seja maior do que a original, também apresenta problemas, pois será difícil repor a carga da peça ou mantê-la. Você vai demorar mais tempo do que é especificado para carregar a sua bateria, o que também pode acarretar problemas durante o funcionamento dos equipamentos. Sem contar que uma bateria com dimensões maiores pode não caber no fixador e danificar as peças, causando vazamentos e outros problemas que não podem ser resolvidos com o uso da garantia.

Dicas para não errar na hora da escolha da amperagem da bateria do seu carro.

  • Verifique as informações no manual do seu automóvel;
  • Escolha a bateria não pelo preço, mas pela qualidade e durabilidade, lembre-se, o barato pode custar caro;
  • Verifique se a bateria tem o selo de qualidade da inmetro;
  • Preencha o termo de garantia da bateria no momento da compra.

Saiba como aumentar a vida útil da bateria do seu carro.

Consuma Mais Conteúdo de Automóvel


Checklist antes de qualquer viagem

Carro Elétrico: Principais Vantagens e Desvantagens

O Teste Que Vai Mostrar Se Sua Bateria Está Em Bom Estado.

Quer conhecer os melhores produtos para o seu automóvel?
Entre no site e descubra agora mesmo!

Quero conhecer!