O Teste Que Vai Mostrar Se Sua Bateria Está Em Bom Estado.

O Teste Que Vai Mostrar Se Sua Bateria Está Em Bom Estado.

Por Baterias em Salvador

Especialista em Baterias Moura

Publicado em 12 de Dezembro de 2019 ás 17:23 | Atualizado em 12 de Dezembro de 2019 ás 17:28

Você já ouviu falar no teste de bateria? Sabia que é algo que pode ajudar muito caso tenha dúvidas se sua bateria está em boas condições? Leia o artigo até o final e saiba exatamente o que fazer!

Nada mais frustrante do que você ter um compromisso e não conseguir chegar na hora, porque o carro não ligou, imagina a dor de cabeça! Isso pode acontecer devido a bateria fraca e você precisa saber exatamente o que fazer nesta hora e também como identificar com antecedência a situação, antes que fique na mão.

Saiba quanto tempo uma bateria de carro deve durar.

Afinal, O Que É O Teste De Bateria?

O teste de bateria é um procedimento para avaliar o funcionamento da bateria do seu carro e assim identificar caso apresente algum defeito. Assim, você evita surpresas desagradáveis e aprende a rentabilizar o dinheiro na manutenção do seu carro, sem contar que ajuda a evitar muito stress.

Atenção Nos Fatores Que Podem Deixar Sua Bateria Fraca:

  • O fator que pode prejudicar a bateria do seu carro, é a chegada do inverno, devido a umidade do ar e ao frio. Sem contar que nesta época do ano, o farol costuma ficar ligado desde manhã, o que causa um desgaste maior.
  • Deixar um carro sem uso por muito tempo, pode ser prejudicial, pois o carro requer pequenas cargas de energia para alguns componentes, o que pode fazer com a bateria gradualmente descarregue.
  • Uso de itens elétricos, enquanto o carro está desligado, como o rádio ou o farol.

5 Dicas rápidas para economizar a bateria do seu carro.

Sintomas De Uma Bateria Fraca:

Existem sintomas claros que seu carro apresenta quando a bateria está ficando fraca, muita atenção a todas elas:

  • Um dos principais sintomas de que a bateria está fraca é quando o automóvel apresenta sérias dificuldades em dar partida no motor, geralmente, isso acontece pela manhã.
  • Observe as luzes dos faróis quando o automóvel se encontra em funcionamento. Se a iluminação for irregular, é sinal de que a bateria não está sendo carregada de forma adequada.
  • Confira a oxidação dos polos da bateria ao verificar se estes têm a presença de Zinabre. Quando ele está presente, o alternador não consegue carregar perfeitamente a bateria devido à isolação gerada por ele.

Passo A Passo Para Fazer O Teste Da Sua Bateria:

Saiba exatamente o passo a passo para saber como está o funcionamento da sua bateria.

Vá até uma autorizada:

É recomendado levar a bateria na rede autorizada do fabricante para que seja feito o teste de bateria. Pois, o técnico responsável poderá realizar os procedimentos adequados.

Não é recomendado tentar fazer a manutenção por conta, uma vez que um passo errado pode ser o suficiente para prejudicar a sua peça, permanentemente ou não.

Use o Multímetro:

O multímetro é um aparelho que serve para fazer o teste de bateria. Ele possibilita a checagem da tensão, o que mostra a carga da peça.

É de extrema importância, antes de iniciar a medição, seguir todas as medidas de precaução que devem ser tomadas para evitar acidentes com equipamentos elétricos.

Conecte o equipamento nos polos:

O técnico autorizado deve conectar o cabo preto do multímetro no polo negativo da bateria e o cabo vermelho no polo positivo. O leitor do multímetro pode variar de caso para caso, mas se ele mostra algo entre 12.3V e 12.8V com a bateria em repouso, ou seja, com o carro desligado, significa que a bateria está carregada. Agora, se o leitor mostrar 12.2 V ou menos, sua bateria está descarregada.

Dê Partida:

Passo final e não menos importante, chegou a hora de para alguém dar a partida no carro e você não tire os olhos do visor multímetro.

Uma bateria, quando está em bom estado, segura a carga e não apresenta uma queda de voltagem para menos de 9V. Para você ter ideia, uma bateria sem condições de uso vai mostrar uma queda de voltagem em torno de 5V ou 0V.

Saiba qual é a diferença entre bateria Moura e Heliar.

Consuma Mais Conteúdo de Automóvel


Checklist antes de qualquer viagem

Carro Elétrico: Principais Vantagens e Desvantagens

O Que é Uma Bateria Selada e Sua Diferença das Demais?

Quer conhecer os melhores produtos para o seu automóvel?
Entre no site e descubra agora mesmo!

Quero conhecer!