Superaquecimento do motor: O Que Fazer e Como Evitar.

Superaquecimento do motor: O Que Fazer e Como Evitar.

Por Baterias em Salvador

Especialista em Baterias Moura

Publicado em 31 de Julho de 2020 ás 14:43

O superaquecimento do motor é definitivamente um dos piores problemas que podem acontecer com o seu carro, pois causa danos em peças importantes para o funcionamento do veículo e nos piores casos, exigirá até mesmo a troca do motor.

Quer entender mais sobre o superaquecimento, para saber o que fazer para evitar problemas mais graves no seu carro? Então acompanhe este artigo até o final.

Superaquecimento do motor

Principais Causas Para o Superaquecimento do Motor:

  • Problema na Correia ou Ventoinha:

É importante se atentar na qualidade da sua correia, pois se estiver gasta por gerar o aquecimento rápido do motor, pois esta peça é essencial para a ventilação do ar no radiador e reduzir a temperatura da água que refrigera o motor. Então, olhe regularmente o funcionamento da ventoinha em seu veículo.

  • Defeito na Bomba d’água e Válvula Termostática.

Usar um aditivo que não é recomendado pelo fabricante do veículo pode gerar problemas na bomba d’água e com a válvula termostática, pois o aditivo correto aumenta o ponto de ebulição da água, o que faz com que ela demore a ferver. Além de evitar o aparecimento de crostas que entopem o sistema de refrigeração do motor.

  • Vazamentos na Mangueira e no Radiador.

É importante olhar o estado da mangueira e do radiador para identificar se há algum vazamento.

  • Nível de Água do Radiador.

Fique atento ao nível do líquido refrigerante. A água do radiador tem como principal função impedir o superaquecimento do motor.

  • Baixo Nível de Óleo no Motor.

O baixo nível de óleo também é outro motivo que pode causar o superaquecimento do motor. O óleo além de funcionar como lubrificante, também esfria o motor do automóvel,

  • Falha no Sistema de Ignição:

Esta também é uma causa comum de superaquecimento do motor, já que esse problema pode atrasar o tempo de disparo da vela e superaquecer o motor por conta da má queima do combustível.

Como Evitar o Superaquecimento do Motor?

A manutenção preventiva do seu veículo é importante extremamente importante para evitar muitos problemas no seu carro, então não deixe de fazer a manutenção do seu carro periodicamente, atenção aos demais pontos para evitar o superaquecimento do motor:

  • Verifique semanalmente o nível da água do seu radiador;
  • Tenha atenção a ruídos emitidos pelo carro e a temperatura, pois esses são fatores que indicam a necessidade de atenção;
  • Inspecione a bomba d’água, para identificar ruídos;
  • Coloque a quantidade de aditivo recomendada pelo manual, e lembre-se de usar a água recomendada pelo fabricante.

Como Você Pode Identificar o Superaquecimento no Motor do Seu Carro:

Atenção: Nunca coloque a mão no motor superaquecido, pois a temperatura elevada pode te queimar.

  • Alerta no Painel:

Observe o painel do carro, ali mostra a temperatura correta, se o termômetro estiver na faixa vermelha, pare o automóvel imediatamente e deixe o motor esfriar, em seguida, leve seu veículo a um especialista. Em alguns carros apenas uma luz de emergência acenderá quando o motor estiver superaquecido.

  • Vapor Saindo do Capô

Caso apresente vapor, pare imediatamente, mantenha a calma e aguarde no mínimo 40 minutos para abrir o capô, muitas vezes pode se tratar de algo simples, como óleo derramado, mas é importante levar o carro até um especialista o mais rápido possível.

  • Ar Quente Saindo do Ar Condicionado.

Ar quente saindo do ar condicionado não é um indicativo certo de que o carro está superaquecendo, neste caso é importante observar se a situação se repete. Então, trocar corretamente o líquido de arrefecimento será o suficiente para resolver o problema.

O Que Não Fazer Caso Identifique o Superaquecimento do Motor.

  • Nunca coloque a mão no motor superaquecido, pois a temperatura elevada pode te queimar;
  • Não abra o radiador;
  • Não jogue água por fora do motor, pois causa um choque térmico e trincar um bloco do motor.

Como a Bateria Automotiva Está Ligada ao Superaquecimento do Motor?

Se a sua bateria estiver descarregada, o sistema elétrico e sensores não irão funcionar corretamente, desta forma você não terá o sensor responsável por alertar sobre a temperatura do seu veículo no painel, então não saberá se está na temperatura ideal ou não.

Então ter uma bateria de qualidade e carregada vai garantir o bom funcionamento de sensores essenciais que vão te ajudar a evitar que problemas fiquem em níveis irreversíveis.

Garanta já a sua bateria Moura de qualidade em Salvador.

Consuma Mais Conteúdo de Automóvel


Checklist antes de qualquer viagem

Carro Elétrico: Principais Vantagens e Desvantagens

O Teste Que Vai Mostrar Se Sua Bateria Está Em Bom Estado.

Quer conhecer os melhores produtos para o seu automóvel?
Entre no site e descubra agora mesmo!

Quero conhecer!