Você sabe qual é a amperagem correta da bateria do seu carro? Para muitos motoristas esse assunto ainda gera muitas dúvidas, mas essa informação é de extrema importância para a qualidade da bateria e do carro.
O que é a amperagem da bateria?
O termo ‘amperagem’ refere-se a quantidade de energia elétrica que a bateria pode fornecer à 25°C em 20 horas até que a tensão nos seus terminais atinja 10,5V. Então, quanto maior for o ampere, maior a capacidade que a peça tem de atender a demanda de energia dos dispositivos do automóvel.
Quanto mais equipamentos e sistemas eletrônicos o automóvel possui, maior será a amperagem de bateria, sendo necessário que haja distribuição de energia suficiente para que nenhum dos componentes sejam afetados quando todo o conjunto elétrico estiver em pleno funcionamento.
Como saber a amperagem da sua bateria?
Lembrando que a amperagem é a força que a bateria tem que fazer para distribuir eletricidade para vários componentes do automóvel, é possível concluir que quanto mais completo for o seu carro, mais alta será a amperagem de bateria.
É importante checar a amperagem do carro sempre que houver uma mudança. A instalação dos componentes que não são originais pode consumir mais energia. A bateria com a carga fraca ainda pode gerar falhas, tanto no sistema elétrico, quanto eletrônico, do seu carro.
Quer saber como fazer o teste para saber se sua bateria está fraca?
Outro alerta, é que enquanto a voltagem se refere à tensão (potencial elétrico entre dois pontos), a amperagem de bateria se refere à corrente, ou seja, ao fluxo ordenado de partículas portadoras de cargas elétricas. Portanto, quanto maior for a voltagem, mais energia poderá fluir, mesmo que a amperagem da bateria for a mesma.
Por que a amperagem é importante?
A escolha incorreta da amperagem da sua bateria, pode levar a falhas que a médio prazo podem se tornar uma grande dor de cabeça, por exemplo, se a bateria tem a amperagem menor que a original, ou seja, a indicada no manual de proprietário do automóvel, você poderá ter dificuldades na hora de dar a partida do veículo.
Caso a amperagem seja maior do que a original, também apresenta problemas, pois será difícil repor a carga da peça ou mantê-la. Você vai demorar mais tempo do que é especificado para carregar a sua bateria, o que também pode acarretar problemas durante o funcionamento dos equipamentos. Sem contar que uma bateria com dimensões maiores pode não caber no fixador e danificar as peças, causando vazamentos e outros problemas que não podem ser resolvidos com o uso da garantia.
Dicas para não errar na hora da escolha da amperagem da bateria do seu carro.